Caraterização da população ingressada no IST em 2012/13, 2013/14 e 2014/15

30 de dezembro, 2015

Encontra-se disponível para consulta os documentos descritivos de caraterização da população escolar ingressada no IST em 2012/13, 2013/14 e 2014/15, baseado no inquérito lançado aos estudantes que ingressaram pelo concurso nacional de acesso ao ensino superior, no caso do 1º ciclo, na nossa instituição. Nos últimos três anos letivos, destacam-se os seguintes resultados globais:

• Apesar de predominar o sexo masculino entre os ingressados no Técnico, verifica-se um número cada vez maior de cursos com predominância feminina, nomeadamente Eng. Biológica, Eng. Biomédica e Eng. Química. A média de idade dos alunos ingressados ronda os 18 anos;
  • A escolha do curso e instituição foi feita no ano do ingresso e sobretudo com base na opinião dos pais, ex-alunos e professores do ensino secundário, bem como nas páginas web dos estabelecimentos de ensino superior e visitas aos estabelecimentos.
  • O meio de comunicação mais privilegiado na visualização de informação sobre o IST foi a internet, seguido da televisão, brochuras/folhetos informativos e jornais diários;
  • Para o aluno ingressado no IST, os fatores que influenciaram a decisão de seguir o ensino universitário e que mais pesaram na escolha da instituição foram: saídas profissionais/colocação no mercado de trabalho, qualidade do curso, obtenção de qualificação para exercer uma determinada profissão e vocação, gosto pelas matérias do curso;
  • Finalmente, a perceção futura dos alunos revela que, no momento de ingresso, estes não têm ainda uma ideia precisa do que pensam vir a exercer profissionalmente.