Em resposta às medidas de contingência aplicadas para conter o COVID-19, o Técnico Lisboa (IST) teve de suspender as atividades letivas presenciais nos três campi desde o dia 16 de março de 2020. De acordo com as decisões tomadas pelo Conselho de Coordenação Universitário da Universidade de Lisboa, o IST procedeu à substituição das atividades letivas por outros meios de ensino, permitindo o acompanhamento das atividades escolares suspensas, através de instrumentos de ensino à distância.
Durante o 2º semestre de 2019/2020, o Conselho Pedagógico do IST lançou um site com orientações para o Ensino, Supervisão e Investigação à distância (SaRTRE), destinado a docentes e estudantes do IST e, por forma a monitorizar esta nova realidade de ensino à distância, lançou um inquérito à comunidade discente e docente do IST em dois momentos distintos durante este período.
Os principais objetivos deste processo de monitorização baseiam-se nos seguintes pontos:
- identificação das formas de acesso aos conteúdos e métodos/ferramentas de ensino-aprendizagem adotados/disponibilizados;
- identificação dos tipos de avaliação no período em análise;
- reflexão do nível de satisfação sobre vários aspetos relacionados com o processo de ensino-aprendizagem adotado/disponibilizado;
- identificação de possíveis constrangimentos, necessidades e/ou benefícios sinalizados perante esta nova realidade.
Até ao final do ano 2020, o Conselho Pedagógico preparou o Relatório com o Balanço do 2º Semestre de 2019/2020 com as contribuições dos coordenadores de curso, de docentes e de estudantes do IST, e os resultados dos questionários realizados, dos QUC – Qualidade das Unidades Curriculares e de medidas de desempenho académico dos alunos, que pode ser consultado aqui.
No ano 2021, face às novas alterações ocorridas no Ensino Superior no final do 1º semestre de 2020/2021, o Conselho Pedagógico tornou premente a continuidade deste processo de monitorização, lançando um novo questionário à comunidade discente e docente do IST, com foco no período de aulas e de avaliação contínua durante este último período.
1º Semestre 2020/2021 – Período de aulas e avaliação contínua
Resultados:
- Resultados do Questionário a Alunos: Monitorização do Ensino no 1º semestre 2020/21 – Núcleo de Estatística e Prospetiva, abril 2021 (novo)
- Resultados do Questionário a Docentes: Monitorização do Ensino no 1º semestre 2020/21 – Núcleo de Estatística e Prospetiva, abril 2021 (novo)
Questionários:
- Questionário a Alunos para Monitorização do Ensino 1º Semestre – Núcleo de Estatística e Prospetiva, fevereiro 2021 (novo)
- Questionário a Docentes para Monitorização do Ensino 1º Semestre – Núcleo de Estatística e Prospetiva, fevereiro 2021 (novo)
2º Semestre 2019/2020 – Período de aulas e época de exames à distância
Resultados:
- Resultados do Questionário a Alunos: Monitorização do Ensino-Aprendizagem à Distância – Final 2º semestre 2019/20 – Núcleo de Estatística e Prospetiva, agosto 2020
- Resultados do Questionário a Docentes: Monitorização do Ensino-Aprendizagem à Distância – Final 2º semestre 2019/20 – Núcleo de Estatística e Prospetiva, agosto 2020
Questionários:
- Questionário a Alunos para Monitorização do Ensino-Aprendizagem à Distância – Final 2º Semestre (versão PT e ENG) – Núcleo de Estatística e Prospetiva, julho 2020
- Questionário a Docentes para Monitorização do Ensino-Aprendizagem à Distância – Final 2º Semestre (versão PT e ENG) – Núcleo de Estatística e Prospetiva, julho 2020
2º Semestre 2019/2020 – Primeira semana de aulas à distância
Resultados:
- Resultados do Questionário a Alunos: Monitorização do Ensino-Aprendizagem à Distância – 2º sem 2019/20 – Núcleo de Estatística e Prospetiva, abril 2020
- Resultados do Questionário a Docentes: Monitorização do Ensino-Aprendizagem à Distância – 2º sem 2019/20 – Núcleo de Estatística e Prospetiva, abril 2020
Questionários:
- Questionário a Alunos para Monitorização do Ensino-Aprendizagem à Distância – Núcleo de Estatística e Prospetiva, abril 2020
- Questionário a Docentes para Monitorização do Ensino-Aprendizagem à Distância – Núcleo de Estatística e Prospetiva, abril 2020