Caraterização dos alunos ingressados no IST em 2018/19

28 de janeiro, 2019

Já se encontra disponível para consulta o documento descritivo da caraterização da população escolar ingressada no IST no ano letivo corrente, 2018/19, dos alunos ingressados nos cursos de 1º ciclo. O perfil dos estudantes é baseado no inquérito que lhes é lançado ao ingressarem na nossa instituição.

No caso dos ingressados no 1º ciclo, pelo concurso nacional de acesso (CNA), destacam-se os seguintes resultados:

• Tal como em anos anteriores, apesar do sexo masculino predominar entre os ingressados no Técnico, verifica-se um maior número de cursos com predominância feminina, nomeadamente os cursos de Engenharia do Ambiente (MEAmbi), Arquitetura (MA), Engenharia Biólogica (MEBiol), Engenharia Química (MEQ) e Engenharia e Gestão Industrial (LEGI).
  • A escolha da instituição e do curso é feita pela maioria dos alunos no próprio ano de ingresso com base na opinião de ex-alunos, opinião dos pais, informação de professores do secundário, visitas aos estabelecimentos de ensino superior e as suas respetivas páginas na internet.
  • Os fatores que mais influenciaram na decisão dos alunos ingressados em seguirem com os estudos no ensino universitário e na escolha do curso/estabelecimento foram as saídas profissionais/colocação no mercado de trabalho, vocação, qualidade e gosto pelas matérias do curso e o desempenho na disciplina de matemática.
  • No momento de ingresso no IST, a maioria dos alunos não tem uma ideia precisa da profissão que pretendem exercer após a conclusão do curso.