2021-2022 – Implemenatação do MEPP
No âmbito do novo modelo de ensino e práticas pedagógicas do Técnico (MEPP), em vigor desde o ano letivo 2021/2022, e considerando o período de transição para o funcionamento do ensino e aprendizagem na instituição, o Conselho Pedagógico do Técnico desenhou um Inquérito para Monitorização do Funcionamento e Organização do Período (IMFOP) a aplicar no final de cada um dos quatro Períodos do ano letivo 2021/2022.
O principal objetivo do IMFOP 2021/22 é aferir como funcionaram as Unidades Curriculares (UC) nos períodos de lecionação de 2021/2022, no que concerne à carga de trabalho, proveito de aprendizagem e avaliação contínua, e flexibilidade curricular decorrente do atual modelo de ensino no Técnico. Deste modo, pretende-se fundamentar eventuais aplicações de melhoria em situações identificadas.
A aplicação da primeira versão deste instrumento de monitorização foi feita após as avaliações do 1º Período de 2021/2022, durante as primeiras duas semanas de dezembro de 2021. A participação nesta primeira recolha foi de 28% (2810) do corpo estudantil e cerca de 42% (396) do corpo docente.
A continuidade do processo de monitorização irá manter-se até encontrar várias respostas de entendimento da perceção que estudantes e docentes têm sobre o Novo Modelo de Ensino do Técnico (MEPP) de forma a implementar possíveis medidas de melhoria e identificar situações que de outra forma seriam indetetáveis.
3º e 4º Período (2º Semestre) 2021/2022
Resultados:
- Principais resultados – IMFOP – 2º semestre 2021-22 | Estudantes do Técnico – NEP/CP, set 2022 (novo)
- Principais resultados – IMFOP – 2º semestre 2021-22 | Docentes do Técnico – NEP/CP, set 2022 (novo)
Questionários:
- IMFOP 2º Semestre 2021-22 | Estudantes Técnico – NEP/CP, julho 2022
- IMFOP 2º Semestre 2021-22 | Docentes Técnico – NEP/CP, julho 2022
2º Período 2021/2022
Resultados:
- Principais resultados – IMFOP2 2021-22 | Docentes e Estudantes do Técnico – NEP/CP, maio 2022
Questionários:
- IMFOP2 2021-22 | Estudantes Técnico – NEP/CP, março 2022
- IMFOP2 2021-22 | Docentes Técnico – NEP/CP, março 2022
1º Período 2021/2022
Resultados:
- Principais resultados – IMFOP1 2021-22 | Docentes e Estudantes do Técnico – NEP/CP, fevereiro 2022
Questionários:
- IMFOP1 2021-22 | Estudantes Técnico – NEP/CP, novembro 2021
- IMFOP1 2021-22 | Docentes Técnico – NEP/CP, novembro 2021
2020-2021
Em resposta às medidas de contingência aplicadas para conter o COVID-19, o Técnico Lisboa (IST) teve de suspender as atividades letivas presenciais nos três campi desde o dia 16 de março de 2020. De acordo com as decisões tomadas pelo Conselho de Coordenação Universitário da Universidade de Lisboa, o IST procedeu à substituição das atividades letivas por outros meios de ensino, permitindo o acompanhamento das atividades escolares suspensas, através de instrumentos de ensino à distância.
Durante o 2º semestre de 2019/2020, o Conselho Pedagógico do IST lançou um site com orientações para o Ensino, Supervisão e Investigação à distância (SaRTRE), destinado a docentes e estudantes do IST e, por forma a monitorizar esta nova realidade de ensino à distância, lançou um inquérito à comunidade discente e docente do IST em dois momentos distintos durante este período.
Os principais objetivos deste processo de monitorização baseiam-se nos seguintes pontos:
- identificação das formas de acesso aos conteúdos e métodos/ferramentas de ensino-aprendizagem adotados/disponibilizados;
- identificação dos tipos de avaliação no período em análise;
- reflexão do nível de satisfação sobre vários aspetos relacionados com o processo de ensino-aprendizagem adotado/disponibilizado;
- identificação de possíveis constrangimentos, necessidades e/ou benefícios sinalizados perante esta nova realidade.
Até ao final do ano 2020, o Conselho Pedagógico preparou o Relatório com o Balanço do 2º Semestre de 2019/2020 com as contribuições dos coordenadores de curso, de docentes e de estudantes do IST, e os resultados dos questionários realizados, dos QUC – Qualidade das Unidades Curriculares e de medidas de desempenho académico dos alunos, que pode ser consultado aqui.
No ano 2021, face às novas alterações ocorridas no Ensino Superior no final do 1º semestre de 2020/2021, o Conselho Pedagógico tornou premente a continuidade deste processo de monitorização, lançando um novo questionário à comunidade discente e docente do IST, com foco no período de aulas e de avaliação contínua durante este último período.
1º Semestre 2020/2021 – Período de aulas e avaliação contínua
Resultados:
- Resultados do Questionário a Alunos: Monitorização do Ensino no 1º semestre 2020/21 – Núcleo de Estatística e Prospetiva, abril 2021 (novo)
- Resultados do Questionário a Docentes: Monitorização do Ensino no 1º semestre 2020/21 – Núcleo de Estatística e Prospetiva, abril 2021 (novo)
Questionários:
- Questionário a Alunos para Monitorização do Ensino 1º Semestre – Núcleo de Estatística e Prospetiva, fevereiro 2021
- Questionário a Docentes para Monitorização do Ensino 1º Semestre – Núcleo de Estatística e Prospetiva, fevereiro 2021
2º Semestre 2019/2020 – Período de aulas e época de exames à distância
Resultados:
-
- Resultados do Questionário a Alunos: Monitorização do Ensino-Aprendizagem à Distância – Final 2º semestre 2019/20 – Núcleo de Estatística e Prospetiva, agosto 2020
- Resultados do Questionário a Docentes: Monitorização do Ensino-Aprendizagem à Distância – Final 2º semestre 2019/20 – Núcleo de Estatística e Prospetiva, agosto 2020
Questionários:
- Questionário a Alunos para Monitorização do Ensino-Aprendizagem à Distância – Final 2º Semestre (versão PT e ENG) – Núcleo de Estatística e Prospetiva, julho 2020
- Questionário a Docentes para Monitorização do Ensino-Aprendizagem à Distância – Final 2º Semestre (versão PT e ENG) – Núcleo de Estatística e Prospetiva, julho 2020
2º Semestre 2019/2020 – Primeira semana de aulas à distância
Resultados:
-
- Resultados do Questionário a Alunos: Monitorização do Ensino-Aprendizagem à Distância – 2º sem 2019/20 – Núcleo de Estatística e Prospetiva, abril 2020
- Resultados do Questionário a Docentes: Monitorização do Ensino-Aprendizagem à Distância – 2º sem 2019/20 – Núcleo de Estatística e Prospetiva, abril 2020
Questionários:
- Questionário a Alunos para Monitorização do Ensino-Aprendizagem à Distância – Núcleo de Estatística e Prospetiva, abril 2020
- Questionário a Docentes para Monitorização do Ensino-Aprendizagem à Distância – Núcleo de Estatística e Prospetiva, abril 2020