Os R3A – Relatórios Anuais de AutoAvaliação dos Cursos do IST traduzem-se num documento de publicação anual, que pretende sintetizar os principais resultados de cada um dos cursos através de um balanço pormenorizado do seu desempenho, contemplando indicadores considerados representativos de três momentos distintos – Ingresso, Processo Educativo e Graduação – que permitem uma visão global e objetiva do curso num determinado ano.
Estes instrumentos de monitorização foram desenvolvidos a partir do ano letivo 2003/2004 para os cursos de 1º e 2º ciclo, tendo em 2011 sofrido uma reformulação de modo a integrar indicadores utilizados noutros processos de garantia da qualidade, de modo a contemplar uma visão mais abrangente do curso (e.g. opinião dos alunos), para além da sua produção mais célere e sistemática.
De modo a permitir uma célere produção os indicadores de cada momento, quase em simultâneo com a sua fonte, permitindo uma apreciação e divulgação atempada, foi reestruturada (documentos de 2014/15 em diante) a forma de produção da informação constante no até então documento único, para cada curso, deste relatório. Apresenta-se então os três momentos distintos – Ingresso, Processo Educativo e Eficiência Formativa – em quatro momentos distintos do ano letivo – Parte I: Ingresso, Parte II: Processo Educativo (Momento 1 e 2) e Parte III: Eficiência Formativa – constando no final a agregação de cada um dos momentos de modo a permitir uma visão global e objetiva do curso num determinado ano.
O alargamento deste instrumento de gestão aos cursos de 3º ciclo já é uma realidade, encontrando-se disponível a sua versão para os cursos em funcionamento desde 2017/18.
Nestas páginas pode encontrar disponíveis os R3A , organizados por tipo de curso:
Para além dos respetivos relatórios, podem ainda ser consultados os seguintes elementos:
Documentos de Suporte
- Guião de Análise R3A, 1º, 2º e 3º ciclos (atualizado em 05/07/2021) (PDF)
- Template de feedback sobre os R3A por parte da equipa de coordenação do Curso (DOCX)
- Template de feedback sobre os R3A por parte da equipa de delegados do Curso (DOCX)
Resultados Globais por Tipo de Curso
Tipo de Curso | 16/17 | 17/18 | 18/19 | 19/20 | 20/21 | 21/22 |
---|---|---|---|---|---|---|
Licenciatura Bolonha | L1 | L1 | L1 | L1 | L1 | L1 |
Mestrado Bolonha | M2 | M2 | M2 | M2 | M2 | M2 |
Mestrado Integrado | MI | MI | MI | MI | MI | MI |
Doutoramento | – | D3 | D3 | D3 | D3 | D3 |
Apresentações e Outros Documentos
Síntese do feedback dos Coordenadores de curso aos R3A:
- Feedback R3A 2016/17 – Mestrado (PDF). agosto 2018
- Feedback R3A 2016/17 – Mestrado Integrado (PDF). agosto 2018
- Feedback R3A 2016/17 – Licenciatura (PDF). agosto 2018
- Feedback R3A 2015/16 – Mestrado (PDF). novembro 2017
- Feedback R3A 2015/16 – Mestrado Integrado (PDF). novembro 2017
- Feedback R3A 2015/16 – Licenciatura (PDF). novembro 2017
- Feedback R3A 2014/15 – Mestrado (PDF). novembro 2017
- Feedback R3A 2014/15 – Mestrado Integrado (PDF). novembro 2017
- Feedback R3A 2014/15 – Licenciatura (PDF). novembro 2017
Apresentações:
- Apresentação dos principais resultados dos R3A 2010/11. maio 2012
- Apresentação de proposta de estrutura para a extensão dos R3A aos cursos de 3º ciclo (PDF). maio 2012
- Apresentação sobre “Relatórios Anuais de AutoAvaliação dos cursos do IST (R3A) e a sua relação com os Sistemas de Garantia da Qualidade” (PDF). novembro 2011