Caraterização da população ingressada no IST em 2015/16

22 de maio, 2017

Encontra-se disponível para consulta os documentos descritivos da caraterização da população escolar ingressada no IST no ano letivo 2015/16 em cada um dos 1º, 2º e 3º ciclo. A caraterização do perfil dos estudantes é baseada no inquérito que lhes é lançado ao ingressarem na nossa instituição. No caso dos ingressados no 1º ciclo, pelo concurso nacional de acesso, destacam-se os seguintes resultados:

• Apesar do sexo masculino predominar entre os ingressados no Técnico, verifica-se um maior número de cursos com predominância feminina, nomeadamente Arquitectura, Eng. Ambiente, Eng. Biológica, Eng. Biomédica e Eng. Química;
  • A escolha do curso e instituição foi feita no ano do ingresso e sobretudo com base na opinião dos pais, ex-alunos e/ou professores do ensino secundário, bem como nas páginas web dos estabelecimentos de ensino superior e visitas aos estabelecimentos.
  • O meio de comunicação mais privilegiado na visualização de informação sobre o Técnico é a internet, seguido da televisão, brochuras/folhetos informativos e jornais diários;
  • Para o aluno ingressado no Técnico, os fatores que influenciaram a decisão de seguir o ensino universitário e que mais pesaram na escolha da instituição foram: saídas profissionais/colocação no mercado de trabalho, a qualidade do curso, obtenção de qualificação para exercer uma determinada profissão, a vocação, gosto pelas matérias do curso e o sucesso escolar da instituição;
  • Finalmente, a perceção futura dos alunos revela que, no momento de ingresso, estes não têm ainda uma ideia precisa do que esperam vir a exercer profissionalmente.