Instituto Superior Técnico

Núcleo de Estatística e Prospectiva

Monitorização Ensino-Aprendizagem

2021-2022

No âmbito do novo modelo de ensino do Técnico, em vigor desde o ano letivo 2021/2022,  e considerando o período de transição para o funcionamento do ensino e aprendizagem na instituição, o Conselho Pedagógico do Técnico desenhou um Inquérito para Monitorização do Funcionamento e Organização do Período (IMFOP) a aplicar no final de cada um dos quatro Períodos do ano letivo 2021/2022.

O principal objetivo do IMFOP 2021/22 é aferir como funcionaram as Unidades Curriculares (UC) no períodos de lecionação de 2021/2022, no que concerne à carga de trabalho, proveito de aprendizagem e avaliação contínua, e flexibilidade curricular decorrente do atual modelo de ensino no Técnico. Deste modo, pretende-se fundamentar eventuais aplicações de melhoria em situações identificadas.

A experiência-piloto da aplicação deste instrumento terá início após as avaliações do 1º Período de 2021/2022.

2020-2021

Em resposta às medidas de contingência aplicadas para conter o COVID-19, o Técnico Lisboa (IST) teve de suspender as atividades letivas presenciais nos três campi desde o dia 16 de março de 2020. De acordo com as decisões tomadas pelo Conselho de Coordenação Universitário da Universidade de Lisboa, o IST procedeu à substituição das atividades letivas por outros meios de ensino, permitindo o acompanhamento das atividades escolares suspensas, através de instrumentos de ensino à distância.

Durante o 2º semestre de 2019/2020, o Conselho Pedagógico do IST lançou um site com orientações para o Ensino, Supervisão e Investigação à distância (SaRTRE), destinado a docentes e estudantes do IST e, por forma a monitorizar esta nova realidade de ensino à distância, lançou um inquérito à comunidade discente e docente do IST em dois momentos distintos durante este período.

Os principais objetivos deste processo de monitorização baseiam-se nos seguintes pontos:

  • identificação das formas de acesso aos conteúdos e métodos/ferramentas de ensino-aprendizagem adotados/disponibilizados;
  • identificação dos tipos de avaliação no período em análise;
  • reflexão do nível de satisfação sobre vários aspetos relacionados com o processo de ensino-aprendizagem adotado/disponibilizado;
  • identificação de possíveis constrangimentos, necessidades e/ou benefícios sinalizados perante esta nova realidade.

Até ao final do ano 2020, o Conselho Pedagógico preparou o Relatório com o Balanço do 2º Semestre de 2019/2020 com as contribuições dos coordenadores de curso, de docentes e de estudantes do IST, e os resultados dos questionários realizados, dos QUC – Qualidade das Unidades Curriculares e de medidas de desempenho académico dos alunos, que pode ser consultado aqui.

No ano 2021, face às novas alterações ocorridas no Ensino Superior no final do 1º semestre de 2020/2021, o Conselho Pedagógico tornou premente a continuidade deste processo de monitorização, lançando um novo questionário à comunidade discente e docente do IST, com foco no período de aulas e de avaliação contínua durante este último período.

1º Semestre 2020/2021 – Período de aulas e avaliação contínua

Resultados:

Questionários:

 

2º Semestre 2019/2020 – Período de aulas e época de exames à distância

Resultados:

Questionários:

 

2º Semestre 2019/2020 – Primeira semana de aulas à distância

Resultados:

Questionários: